domingo, 21 de junho de 2026

🎲A BIRRA DO MENINO🧸⚽🚘🛵

 05 Mar 10

Não há que se faça
à porta da Toy’r us
qu' importa quem passa?
Que birra tremenda!
Que birra violenta
faz esta criança
que não tem emenda.
Mas quer um brinquedo...
Papá fica desolado.
Então envergonhado
fica assim tão quedo!
Tal birra em crescendo
e nada lhe dizendo 
que faz então o papá?
Compra o tal brinquedo.
Ai! Ai! Papá vê lá,
vê lá, s' inda aprendes
que tens de dizer não!
‘Inda t’arrependes...
Olha, quem vai mandar?
Certamente é o João!

                                    RIMAS PRÓ JOÃO  (2005) 

⚽ O FUTEBOL

04
Jul 09

Na casa da vovó,
é o hall
que vira
relvado de futebol.
Em destaque
está o craque.
A bola a saltar,
voa pelo ar,
nada há
que impeça
o jogo de cabeça.
A bola rebola
cai no chão,
salta e rola.
É o remate
do João.
E que golão!
Joga, dribla,
corre e ri.
A ponta do pé,
joga a bola
para aqui,
para ali.
Que jogada!
Por melhor
que haja,
esta goleada
é a maior
que se acha.
É o entusiasmo
no futebol
no meio do hall.
É o delírio:
em grande destaque
João, o craque
!
           RIMAS PRÓ JOÃO (2)

publicado por momento do café 

🫖O CHAZINHO

 05nJul 09

Era uma vez
a hora do chá…
e o chazinho
que o João fez.
É o chazinho
de faz de conta,
Marco e Raquel
entram na onda.
Há bule e chávenas,
mais a toalha
que é de papel.
O chá está pronto.
Já aqui está.
Toma lá,
deita o chazinho.
Põe o açúcar
e fica docinho.
Hum!... Que bom!
Come o bombom
e mais o bolinho.
Que delicioso
este chazinho!
Tão adoçado,
com fantasia
e imaginação
do nosso João.
          RIMAS PRÓ JOÃO

publicado por momento do café

🏖️É VERÃO


21
Jun 10 
Sem arquinho e balãoá 
não posso viver.
Anda aqui, anda ver...
Chegou lindo, o Verão!
publicado por momento do café⛱️🏖️

sábado, 20 de junho de 2026

ÁFRICA E PARTIR

Deixar África e partir, era uma questão de sobrevivência...e de liberdade. Era noite. No aeroporto, ouvia-se o barulho assustador do grande tiroteio. Os confrontos aconteciam por toda a cidade e tornavam-se frequentes. As tracejantes riscavam o céu escuro. Sentia-se o medo. Fazia parte daqueles dias. Tinha-se de conviver com ele.

                                     mariam



sexta-feira, 19 de junho de 2026

🤓 PASSOS A PASSO NA CONTINUIDADE

22 de julho de 2013

Um pedido de demissão e uma nomeação que gerou outro pedido de demissão. A política de crise e as melhorias instaladas. E lá se foi uma semana. A intervenção do PR e ninguém ficou por auscultar. A declaração do PR e um compromisso de segurança nacional. E lá se foi outra semana. A negociação tripartida, o silêncio que se guardou. O não entendimento que perdurou e atingiu o prazo. A inviabilização do acordo de segurança nacional que aconteceu. E lá se foi mais outra semana. A desilusão nacional e a expectativa até a nova intervenção do PR, ontem, domingo. Tempo para a decisão e a solução para a crise política. O governo fica. Nova semana que começa. Teremos continuidade na remodelação?

                           mariam 

DESTAQUES BLOGS SAPO

0-maio-201


20-maio-2010

🦣ÁFRICA: CAFÉ À SOMBRA DA MANDIOQUEIRA

29/04/2013

Lembro a velha máquina de café onde, na hora, o homem mais velho moía os grãos de café torrado para que o aroma e o sabor não se percam durante a confeção da bebida. À sombra da frondosa "mandioqueira", espreito a velha mesa do quintal, onde a gente adulta, em ameno convívio, saboreava o café, acabado de ser feito. África tão longe e tão perto, sempre inesquecível.

        mariam





🎁 2014 É O PRESENTE QUE A VIDA NOS OFERECE

Dezembro/2013 

Envolto numa chuva impertinente e tocada a vento, com festejos de cor e euforia,  2014  é o presente que a vida nos oferece e que, nos próximos e restantes 365 dias teremos. Os segredos que ele esconde, a áurea do mistério que encerra,  encanto da novidade que queremos descobrir, predispõe-nos para que este  novo ano seja encarado com precaução e reserva. “Novo ano” tem implícito o  desejo de vida nova,   de mudança de factos e de atitudes que pretendem fazer a  diferença para que 2014 não se resuma à mera e festiva data que corta a  rotina dos dias que correm. Afinal, desejamos que algo mude, que se quebre o enguiço  que nos persegue quando o que nos aguarda não parece ser simpaticamente promissor.  E, para que não nos deixemos abater perante o futuro que nos pintam tão sombrio. Façamos das tripas coração e com plena compreensão, aceitamos:  “já que chegou, venha para o que  der  e vier”, esperando que  venham mudanças, mas boas mudanças. E como as queremos! Que os sacrifícios que nos foram impostos tenham valido a pena a indignação que sustemos nos deixe sentir a réstia de esperança que ainda  nos sustenta.  Envolto numa chuva impertinente, tocada ao vento,  com  festejos, muita cor  e  euforia, então que venha   2014!

🎁