apontamentos (da mariam)
a pausa para breves notas...
segunda-feira, 22 de junho de 2026
domingo, 21 de junho de 2026
🎲A BIRRA DO MENINO🧸⚽🚘🛵
05 Mar 10
Não há que se faça
à porta da Toy’r us
qu' importa quem passa?
Que birra tremenda!
Que birra violenta
faz esta criança
que não tem emenda.
Mas quer um brinquedo...
Papá fica desolado.
Então envergonhado
fica assim tão quedo!
Tal birra em crescendo
e nada lhe dizendo
que faz então o papá?
Compra o tal brinquedo.
Ai! Ai! Papá vê lá,
vê lá, s' inda aprendes
que tens de dizer não!
‘Inda t’arrependes...
Olha, quem vai mandar?
Certamente é o João!
RIMAS PRÓ JOÃO (2005)
⚽ O FUTEBOL
Na casa da vovó,
é o hall
que vira
relvado de futebol.
Em destaque
está o craque.
A bola a saltar,
voa pelo ar,
nada há
que impeça
o jogo de cabeça.
A bola rebola
cai no chão,
salta e rola.
É o remate
do João.
E que golão!
Joga, dribla,
corre e ri.
A ponta do pé,
joga a bola
para aqui,
para ali.
Que jogada!
Por melhor
que haja,
esta goleada
é a maior
que se acha.
É o entusiasmo
no futebol
no meio do hall.
É o delírio:
em grande destaque
João, o craque!
RIMAS PRÓ JOÃO (2)
🫖O CHAZINHO
05nJul 09
Era uma vez
a hora do chá…
e o chazinho
que o João fez.
É o chazinho
de faz de conta,
Marco e Raquel
entram na onda.
Há bule e chávenas,
mais a toalha
que é de papel.
O chá está pronto.
Já aqui está.
Toma lá,
deita o chazinho.
Põe o açúcar
e fica docinho.
Hum!... Que bom!
Come o bombom
e mais o bolinho.
Que delicioso
este chazinho!
Tão adoçado,
com fantasia
e imaginação
do nosso João.
RIMAS PRÓ JOÃO
🏖️É VERÃO
sábado, 20 de junho de 2026
ÁFRICA E PARTIR

Deixar África e partir, era uma questão de sobrevivência. É de liberdade. Era noite. No aeroporto, ouvia o barulho assustador do grande tiroteio. Os confrontos aconteciam por toda a cidade e tornavam-se frequentes. As tracejantes riscavam o céu escuro. Sentia-se o medo. Fazia parte daqueles dias e tinha de conviver com ele.
mariam
sexta-feira, 19 de junho de 2026
🤓 PASSOS A PASSO NA CONTINUIDADE
Um pedido de demissão, uma nomeação que gerou outro pedido de demissão. A crise política e a agitação instaladas. E lá se foi uma semana. A intervenção do PR e ninguém ficou por auscultar. A declaração do PR e o compromisso de salvação nacional. E lá se foi outra semana. A negociação tripartidária, o silêncio que se guardou. O não entendimento que perdurou e, atingido o prazo, a inviabilização do acordo de salvação nacional que aconteceu. E lá se foi mais outra semana. A desilusão nacional e a expetativa até a nova intervenção do PR, ontem, domingo. Tempo para a decisão e a solução para a crise política. O governo fica. Nova semana que começa. Teremos a continuidade na remodelação?
mariam
🦣ÁFRICA: CAFÉ À SOMBRA DA MANDIOQUEIRA
29.04.13
Lembro a velha máquina de café onde, na hora, o mano mais velho moía os grãos de café torrado para que o aroma e o sabor não se perdessem durante a confeção da bebida. À sombra da frondosa "mandioqueira", espreito a velha mesa do quintal, onde a gente adulta, em ameno convívio, saboreava o café, acabado de ser feito. África tão longe e tão perto, sempre inesquecível.
mariam
🎁 2014 É O PRESENTE QUE A VIDA NOS OFERECE
.
Envolto numa chuva impertinente e tocada a vento, com festejos de cor e euforia,
2014 é o presente que a vida nos oferece e que, nos próximos e restantes 363 dias
iremos desembrulhar. Os segredos que ele esconde, a áurea do mistério que encerra,
o encanto da Novidade que queremos descobrir predispõem-nos para que este
novo ano seja encarado com precaução e receio. “Novo ano” tem implícito o
desejo de vida nova, 8de mudança de factos e de atitudes que venham fazer a
diferença para que 2014 não se resuma à mera e festiva passagem que marcou a
rotina dos dias que correm. Afinal, desejamos que algo mude, que se quebre o enguiço
que nos persegue, mas o que nos aguarda n ão parece ser simpaticamente promissor.
E, para que não nos deixemos abater perante o futuro que nos pintam tão sombrio,
façamos das tripas coração e digamos " já que chegou, venha para o que der e vier”.
Que venham mudanças, mas as boas mudanças. E como as queremos! Que os
sacrifícios a que nos sujeitaram tenham valido a pena, e a indignação que sustemos
consiga extrapolar a esperança que ainda nos sustenta e nos sustém.
Envolto numa chuva impertinente, tocada a vento, com festejos de cor e euforia.
🎁

