domingo, 21 de junho de 2026

🎲A BIRRA DO MENINO🧸⚽🚘🛵

 05 Mar 10

Não há que se faça
à porta da Toy’r us
qu' importa quem passa?
Que birra tremenda!
Que birra violenta
faz esta criança
que não tem emenda.
Mas quer um brinquedo...
Papá fica desolado.
Então envergonhado
fica assim tão quedo!
Tal birra em crescendo
e nada lhe dizendo 
que faz então o papá?
Compra o tal brinquedo.
Ai! Ai! Papá vê lá,
vê lá, s' inda aprendes
que tens de dizer não!
‘Inda t’arrependes...
Olha, quem vai mandar?
Certamente é o João!

                                    RIMAS PRÓ JOÃO  (2005) 

⚽ O FUTEBOL

04
Jul 09

Na casa da vovó,
é o hall
que vira
relvado de futebol.
Em destaque
está o craque.
A bola a saltar,
voa pelo ar,
nada há
que impeça
o jogo de cabeça.
A bola rebola
cai no chão,
salta e rola.
É o remate
do João.
E que golão!
Joga, dribla,
corre e ri.
A ponta do pé,
joga a bola
para aqui,
para ali.
Que jogada!
Por melhor
que haja,
esta goleada
é a maior
que se acha.
É o entusiasmo
no futebol
no meio do hall.
É o delírio:
em grande destaque
João, o craque
!
           RIMAS PRÓ JOÃO (2)

publicado por momento do café 

🫖O CHAZINHO

 05nJul 09

Era uma vez
a hora do chá…
e o chazinho
que o João fez.
É o chazinho
de faz de conta,
Marco e Raquel
entram na onda.
Há bule e chávenas,
mais a toalha
que é de papel.
O chá está pronto.
Já aqui está.
Toma lá,
deita o chazinho.
Põe o açúcar
e fica docinho.
Hum!... Que bom!
Come o bombom
e mais o bolinho.
Que delicioso
este chazinho!
Tão adoçado,
com fantasia
e imaginação
do nosso João.
          RIMAS PRÓ JOÃO

publicado por momento do café

🏖️É VERÃO


21
Jun 10 
Sem arquinho e balãoá 
não posso viver.
Anda aqui, anda ver...
Chegou lindo, o Verão!
publicado por momento do café⛱️🏖️

sábado, 20 de junho de 2026

ÁFRICA E PARTIR


 

Deixar África e partir, era uma questão de sobrevivência. É de liberdade. Era noite. No aeroporto, ouvia o barulho assustador do grande tiroteio. Os confrontos aconteciam por toda a cidade e tornavam-se frequentes. As tracejantes riscavam o céu escuro. Sentia-se o medo. Fazia parte daqueles dias e tinha de conviver com ele.

                                     mariam

sexta-feira, 19 de junho de 2026

🤓 PASSOS A PASSO NA CONTINUIDADE


22 Jul 13


Um pedido de demissão, uma nomeação que gerou outro pedido de demissão. A crise política e a agitação instaladas. E lá se foi uma semana. A intervenção do PR e ninguém ficou por auscultar. A declaração do PR e o compromisso de salvação nacional. E lá se foi outra semana. A negociação tripartidária, o silêncio que se guardou. O não entendimento que perdurou e, atingido o prazo, a inviabilização do acordo de salvação nacional que aconteceu. E lá se foi mais outra semana. A desilusão nacional e a expetativa até a nova intervenção do PR, ontem, domingo. Tempo para a decisão e a solução para a crise política. O governo fica.  Nova semana que começa. Teremos a continuidade na remodelação?

 

   mariam 

DESTAQUES BLOGS SAPO

0-maio-201


20-maio-2010

🦣ÁFRICA: CAFÉ À SOMBRA DA MANDIOQUEIRA

29.04.13

Lembro a velha máquina de café onde, na hora, o mano mais velho moía os grãos de café torrado para que o aroma e o sabor não se perdessem durante a confeção da bebida. À sombra da frondosa "mandioqueira", espreito a velha mesa do quintal, onde a gente adulta, em ameno convívio, saboreava o café, acabado de ser feito. África tão longe e tão perto, sempre inesquecível.

mariam





🎁 2014 É O PRESENTE QUE A VIDA NOS OFERECE

.

Envolto numa chuva impertinente e tocada a vento, com festejos de cor e euforia,

 2014 é o presente que a vida nos oferece e que, nos próximos e restantes 363 dias

 iremos desembrulhar. Os segredos que ele esconde, a áurea do mistério que encerra,

 o encanto da Novidade que queremos descobrir predispõem-nos para que este

 novo ano seja encarado com  precaução e receio. “Novo ano” tem implícito o

desejo de vida nova, 8de mudança de factos e de atitudes que venham fazer a 

diferença  para que 2014 não se resuma à mera e festiva passagem que marcou a 

rotina dos dias que correm. Afinal, desejamos que algo mude, que se quebre o enguiço

 que nos persegue, mas o que nos aguarda n ão parece ser simpaticamente promissor.

 E, para que não nos deixemos abater perante o futuro que nos pintam tão sombrio,

façamos das tripas coração e digamos " já que chegou, venha para o que der e vier”.

 Que venham mudanças, mas as boas mudanças. E como as queremos! Que os 

sacrifícios a que nos sujeitaram tenham valido a pena, a indignação que sustemos  

consiga extrapolar a esperança que ainda nos sustenta e nos sustém.

 Envolto numa chuva impertinente, tocada a vento, com festejos de cor  e euforia.


🎁